Economizando água

Comente

Quando o assunto é meio ambiente os ânimos sempre acabam um pouco tensos. É correto dizermos que muito da responsabilidade sobre o cuidado com a natureza e com a sustentabilidade vem da iniciativa governamental e privada. Entretanto, não podemos apenas colocar a culpa em alguns líderes abstratos, temos que pensar o que cada indivíduo pode fazer para cumprir a sua parte. O tópico de hoje é sobre a água, um dos principais bens do planeta e que se não for preservado acabaremos a perdendo.

Somos privilegiados, enquanto brasileiros, pela grande quantidade de água que temos no nosso país. No entanto, isso só aumenta a nossa responsabilidade. Vamos então comentar sobre alguns tópicos que podem nos fazer economizar água:

Lavar o carro e calçada – não use a mangueira. Esta é a principal recomendação. Usando a mangueira durante 15 minutos, uma vez por semana, faz com que você acabe gastando quase 15 mil litros de água ao ano. Prefira um balde, vassoura, panos e escovas.

Regar as plantas – prefira regadores. Usando regadores ao invés da mangueira, você economiza menos da metade de litros de água.

Piscina – o grande problema da piscina é a quantidade de água que é evaporada e que precisa ser reposta depois. Recomenda-se o uso de uma cobertura na piscina, que reduz em 90% a evaporação da água.

Louça – Enxague a louça toda de uma só vez, depois de ensaboar todos os ítens a serem lavados. Lavando a louça com a torneira sempre aberta gasta cerca de 240 litros de água em 15 minutos de lavagem. Abrindo-a apenas para  o enxague, este número cai para 80 litros, três vezes menos.

junho 26th 2013 Sustentabilidade brasileira

34 Respostas to “Economizando água”

  1. rute Says:

    legal muito bom

  2. aline Says:

    dá pro gasto kkkkkkkk

  3. andreina lindinhaã Says:

    isso e verdade e eu tenho com mostrar

  4. Iago Soares de Souza Says:

    A água, não só do próprio país, mas de todas é nações é responsabilidade do mundo inteiro, pois se um não preservar,precisará dos recursos hídricos de outrem, portanto, todos devem preservar e insensata é a nação que não direcionar atenção para isso!

  5. gabriela sousa Says:

    a gente tem q poupar a nossa água pois só resta o,3% de água. e galera nossa água tá acabando bjs

  6. grupo modelo governamental intellectus freguesia Says:

    Lendo o artigo sobre como economizar água. O grupo junto pensou e através de leituras sobre sustentabilidade. Acha importante uma campanha incisiva dentro das escolas. Porque levando ideais e mostrando ao jovem a importância da água e meios de diminuir o desperdício. Esses mesmos jovens aprendem e levam o que aprenderam e criam novas ideias e levam para suas casas. E desta forma outras economias domesticas surgirão.Abrangendo outros setores importantes para se economizar e incentivar também sobre coleta de lixo e meios de transporte alternativos.

  7. loha Says:

    muito boa a noticia gostei bastante e aprendi economiza um pouco de aguá eu gastava muita aguá no banho ficava brincando tchau bjs 🙂

  8. kevin santiago Says:

    Mano é muito boa essa reportagem alem de ser de água gostei dá parte em que fala os minutos de quando e o tempo que fica para usar a mangueira.
    adorei a reportagem.

  9. joão pedro Says:

    Eu adorei a reportagem e eu acho que é cupa da cidade que nos estamos com fauta de agua.

  10. Vinicius Rocha Silva Says:

    Eu acho um abisurdo o geito que o pessual gasta água, nós temos que economizar água :15minutos com a torneira ligada é 240 litros de água gastada. Se a gente não economizar água do planeta vai acabar. Fassa o possivel para economizar.

  11. lorena noleto de souza e silva Says:

    quando li sua reportagem entendi porque no nosso estado de São Paulo e na região suldeste está faltando a água adorei a reportagem parabéns

  12. Eduardo brito Says:

    A REPORTAGEM foi muito loka.OU MELHOR,MUITO INTERESSANTE.
    GOSTEI MUITOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO!

  13. GutiNNN BielzinhOOO e 7minutos9 Says:

    Oi sou GutiNNN meu amigo BielzinhOOO e 7Minutos visita nossa pagina lá no youtube:7minutos então gostei bastante da reportagem muito boa aprendi bastante a economizar aguá agora n vou mais gastar muita agua 🙂

  14. fabia renata Says:

    Gostei muito deste texto gostaria que publicaçe mais coisas desse tipo porque eu me enspiro por coisas assim se eu tivese a idade adequada para fazer augo para que a água no mundo nao acabese no mundo que pena que eu nao posso !!! BJS

  15. alicia e isabella Says:

    nós eu isabella e alicia soriano lemos o artigo (Economizando água).
    adororamos a reportagem da água por que é muito importante ficarmos sabendo disso adoramos.kkkkkkkk

  16. Beatriz Cintra de Souza Says:

    Lendo esse artigo,sobre a economizar água meu grupo resolveu cada uma falar sobre seu ponto de vista desse artigo.
    Eu Beatriz,acho que o ser humano deveria contribuir com isso!Pois sabendo que isso um dia poderia acontecer,foi lá e destruiu a mata Amazônica,e hoje estamos aqui,sem água,sem chuva e sem a população nos ajudando,gostaria de obter mais informações. 🙂
    Sou Vanessa e estou aqui pra falar sobre a falta d’água e não acho isso nem um pouquinho bom,mas é isso que população tão fazendo com a água e está acabando com a gente! 🙂
    Sou Letícia e no meu ponto de vista essa crise que estamos passando é muito ruim e espero que a população tenha ideia que isso possa fazer muito mal.:)

  17. Luana Says:

    eu achei bem importante para quem gasta agua e nao sabe como economizar lendo este texto nos aprendemos o quanto a água é importante.

  18. gabriel hudson Says:

    gostei muito do texto economizando agua eu aprendi bastante quando vi que lavando com a mangueira pode alcançar 15 mil litros de agua por dia vcs podiam fazer mais sobre a agua gostei valeu pela dica sem mais obrigado.

  19. Daniel Says:

    Muito legal esse assusto da água realmente estamos em crise com a água aqui em são paulo.acho que agora deveriam economizar água porque quero ver são paulo ficar sem água.Tem gente que não liga para isso,e eu não quero ficar sem água.

  20. Pedro igo Says:

    eu gostei muto dessa reportagem sobre econominasao da água obrigado pela atencão sem mais Pedro

  21. Maria Eduarda dos Santos Says:

    Achei muito interessante pois é uma coisa que esta acontecendo com São Paulo e também precisa ser alertado não só para os paulistanos sim para o Brasil e o mundo *-* 🙂

  22. Maria Eduarda dos Santos Says:

    Achei muito interessante pois é uma coisa que esta acontecendo com São Paulo e também precisa ser alertado não só para os paulistanos sim para o Brasil e o mundo.

  23. richard fernand Says:

    gostei muito, as dicas do texto, que o desperdiço d’agua pode matar muita gente, pq precisamos muito dessa agua sem richard.

  24. Rafael Muller do Santos Says:

    eu sou Rafael eu achei muito interessante por que você economizando a água você pode ficar com mais água pra nos.

  25. Grazielle Martins Says:

    Eu sou a Grazielle e achei muito importante esse texto para quem gasta Água.
    Se você que gosta de lavar carro e calçada é bom economizar,pois essa Água pode ser utilizada por você e também por outras pessoas.se economizar não falta para você nem para nós.

    Obrigada Pela Sua Atenção.

  26. Icaro Taddeo Says:

    eu adorei a reportagem sobre economia da agua pq nos humanos precisamos dessa dica obrigado Icaro

  27. Blenda Aguida Dias Says:

    Achei muito interessante oque você publicou porque ai todos paulistanos poderão ler e fazer que o São Paulo melhore

  28. gabriel hudson Says:

    eu gostei muito do texto”economizando agua”eu aprendi muito quando vi que gastando agua com a mangueira pode gastar 240 litros por dia sem mais

  29. gabriel hudson Says:

    eu gostei muito do texto”economizando agua”eu aprendi muito quando vi que gastando agua com a mangueira pode gastar 240 litros por dia sem mais.

  30. vitor yuri e vinicius pajor marques Says:

    Eu sou vitor e gostei muito achei muito legal esse texto dizendo como economizar água e eu nunca tomei banho demorado mais é isso 😀

    Olá sou vinicius e gostei da reportagem pois achei verdade de as pessoas gastarem muita água do Brasil :e

  31. Emmanuel Souza de Oliveira Says:

    lendo a reportagem eu pensei que eu devia economizar mais água porque eu nao quero ficar sem água

  32. wictor jordam Says:

    nao desperdici agua

  33. Wilson de Oliveira Says:

    Muito educativo o texto apresentado “Economizando Água”, e aproveito a oportunidade para sugerir como pauta, texto relativo a um grave problema e que as administrações públicas; Federal, Estaduais e Municipais não estão dando a mínima importância e que inviabiliza ainda mais o consumo da água, que é o “esgotamento sanitário”, já que no Brasil os percentuais urbanos de rede de coleta e tratamento são muito baixos, e grande destes efluentes, digo, esgotamento sanitário e lançado “in natura” nos córregos, rios, lagos e mares, desde as pequenas comunidades isoladas como nas grandes cetros urbanos como São Paulo, Rio de Janeiro, assim como as tão esquecidas pela mídia como Belém, Manaus, Porto Velho, Rio Branco e até mesmo São Luis.

  34. Tulio Says:

    Compartilhado. Obrigado.

Deixe uma resposta