Sustentabilidade industrial

Comente

Um dos assuntos mais polêmicos quando se fala em sustentabilidade e cuidado com o meio ambiente é a indústria. Falando de maneira mais direta possível, as indústrias visam o lucro, não importando, muitas vezes, o que é necessário para isso. Em contrapartida, vemos que as indústrias emitem gases poluentes na atmosfera sem controle, poluem rios, destroem aeras de vegetação nativa, deslocam o ecossistema de determinada região e etc.

Acontece que de alguns anos para cá, está acontecendo um importante movimento de consciência em relação aos cuidados com o meio ambiente. Várias indústrias têm, desta forma, procurado adequar-se, conforme medidas internacionais, como o protocolo de Kyoto.

A grande questão, desta forma, torna-se: como manter uma alta margem de lucro e ao mesmo tempo ter uma indústria sustentável?

É a partir de perguntas inquietantes como esta que os grandes movimentos sobre o cuidado com o meio ambiente têm se baseado, pois não basta apenas que o indivíduo se conscientize e faça a sua parte. A grande contribuição, as mudanças globais virão, em grande parte, da mudança de postura por parte das indústrias.

outubro 27th 2012 Sustentabilidade brasileira

7 Respostas to “Sustentabilidade industrial”

  1. N. Says:

    Quem e’ o autor/autora destes textos?
    POR QUE NAO HA’ ASSINATURA?

  2. Lili Says:

    Achei muito interessante a iniciativa do site, as notícias são bem interessantes, parabéns.

  3. Fernando Says:

    Meu nome é Fernando, trabalho na empresa PUC Júnior Consultoria e vamos realizar um evento chamado Semana Financeira em Agosto, trataremos do tema Sustentabilidade nesse meio. Gostaria de entrar em contato para convida-los a participar do nosso evento.

    Aguardo retorno.

  4. Guilherme Says:

    A conscientização com certeza é um dos maiores meios de por essa ideologia em prática. Devemos lembrar também que com uma maior influência da tecnologia existente hoje, materiais podem ser criados com menos custos e de forma mais sustentável.
    Apesar de tudo isso, o que mais ponho em alta, para mantermos nosso planeta limpo e saudável, é a implantação e fiscalização de leis mais rígidas a cada momento, são elas que vão fazer todo o papel de fiscalização e até mesmo de conscientização dos empresários industriais.

  5. Moisés Says:

    Porque vcs não fizeram a importancia da sustentabilidade indústrial

  6. lanna Says:

    muito legal eu estou fazendo uma feira cientifica da escola e o meu tema é sustentabilidade, este texto e muito bom para estudar.:)

  7. Dsksnhs Says:

    Queria que voce falasse sobre como deixar as industrias mais sustentaveis

Deixe uma resposta