As Energias do Futuro são renováveis

Comente

Energias limpas, alternativas ou renováveis são aquelas obtidas a partir da natureza, de forma que a sua matriz possa se regenerar constantemente. O sol, por exemplo, é uma fonte de energia limpa, inesgotável e renovável. Esse tipo de energia deve ser priorizada para a sobrevivência das gerações futuras e diminuição no impacto global.

Ao longo desses anos alguns processos alternativos estão sendo criados para suprir a necessidade energética e  diminuir os impactos irreversíveis causados em decorrência da exploração excessiva dos recursos naturais do nosso planeta. O cenário atual que dá preferência às fontes limpas e renováveis é fruto dessas mudanças. Contudo, apesar de esses recursos estarem em alta, as demais formas de gerar energia ainda são muito utilizadas, causando fenômenos como a degradação do solo e a poluição atmosférica.

Essas novas fontes de energia que foram viabilizadas pelo surgimento de tecnologias, dão cada vez mais poder de escolha aos consumidores, mas o que cada vez mais precisa estar inserido na sociedade é a mudança dos hábitos de consumo, como na substituição da matriz energética, sempre visando a sustentabilidade e pensando em um futuro não tão distante. Caminhamos juntamente com os avanços tecnológicos e incentivos fiscais do governo,  para que a tendência seja que o mercado das energias renováveis continue em constante elevação ficando cada dia mais acessível e viável para todos.

Sendo assim, é preciso que a sociedade tenha uma conscientização maior sobre o que é a energia renovável e como anda o seu desenvolvimento. As maiores apostas do Brasil, onde incentivos fiscais e clima favorável contribuem, são na expansão das fontes eólica e solar, pela inserção de tecnologias como carro elétrico, redes inteligentes, ampliação e modernização da transmissão e sistemas de armazenamento (baterias). Estima-se que consumindo energia solar, que é uma energia inesgotável, um imóvel gera redução de 50% a 95% nas contas de luz. Um Imóvel com energia tradicional, como a  elétrica, provoca a emissão de gases poluentes altamente tóxicos e prejudiciais para o meio ambiente. Por esse motivo, a troca de energia tradicional para a renovável através de painéis solares, por exemplo, vai reduzir os efeitos nocivos para a natureza e à saúde. Entretanto, as tradicionais fontes hidrelétrica e térmica continuarão fundamentais para fornecer flexibilidade e segurança ao suprimento elétrico.  Como disse Viveka Kaitila, CEO da GE Brasil, na abertura do debate “O Futuro da Energia”, transmitido ao vivo pela internet por meio da plataforma YouTube “A geração renovável é fundamental e representa o futuro, mas sabemos também que a energia térmica é muito importante como fonte complementar para trazer confiabilidade ao sistema”.

QUAIS SÃO OS TIPOS DE ENERGIA RENOVÁVEL?

Existem diversas formas de energias renováveis, acompanhe:

  • energia geotérmica;
  • energia maremoriz ou ondomotriz;
  • energia eólica;
  • energia hídrica;
  • energia do etanol;
  • energia do biodiesel;
  • energia da biomassa;
  • energia solar.

IMPORTÂNCIA DAS ENERGIAS RENOVÁVEIS

O uso de energias renováveis é importante para o controle dos efeitos nocivos causados pela liberação de gases tóxicos na atmosfera e no meio ambiente que são liberados nas formas de produção de energia tradicionais, consequentemente  auxiliando também na conservação dos recursos naturais utilizados nesses meios.

É possível concluir que o mundo está precisando renovar as suas formas de adquirir energiae matéria-prima, sempre prezando por um modelo sustentável, nos preocupando não somente com nós mesmos mas também com o tipo de planeta que queremos deixar para as próximas gerações.

dezembro 1st 2020 Sustentabilidade brasileira

Deixe uma resposta