Projeto de rodovias solares

Projeto de rodovias solares

Um dos maiores problemas atuais é pensar em tipos de geração de energia limpa. Em um mundo em que somos completamente dependentes da energia elétrica para recarregar smartphones, notebooks, televisores, refrigeradores de alimentos e mais um sem fim de produtos, é absolutamente importante que pensemos no futuro da geração de energia.

E foi pensando nisso que um casal desenvolveu um projeto muito interessante e que seria capaz de revolucionar a geração energética. Scott e Julie Brusaw, de Sandpoint: placas de captação de energia solar nas estradas, ao invés de asfalto. O projeto parece ousado, mas ao mesmo tempo bastante simples. Chamado de Solar Roadways por seus idealizadores, a invenção funcionaria através da implantação destas placas captadores de energia solar, e seriam recobertas por um expesso vidro mas que não fosse completamente liso, em função do atrito e da aderência dos pneus, mesmo em dias de chuva. O complexo seria então formado por: uma camada superior translúcida e resistente com painéis solares, luzes de LED e aquecedores. Abaixo desta, a camada de controle, composta por microprocessadores que acionam as luzes. E por fim, na parte mais interna, uma placa de distribuição da energia elétrica coletada.

A ideia é ótima, e o estado de Idaho, onde o casal vive, pareceu se interessar também, tanto que desponibilizou a quantia de US$ 750 mil para que o projeto fosse colocado em prática, para testes. O casal já conseguiu fazer um estacionamento com estes painéis solares, e tem feito testes também em calçadas e ciclovias. Esta é uma ideia realmente revolucionária e que merece receber todo o apoio em pesquisas, desenvolvimentos e aplicação.

1 comment

E maravilhoso saber que tem gemti que luta do meu lado
(força fé e foco) que Deus abençoa todos homens e mulheres de
boa vontade …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *